terça-feira, 19 de outubro de 2010

À atenção do quem espalhou o rumor de que ia nevar

Então é assim: isto de atrair pessoas para a Polónia com a conversa do venham-venham-que-isto-é-tão-lindo-que-temos-muita-neve-e-montanhas-e-coisas-que-só-visto tem que acabar. Assim como o estarem desde sexta-feira a dizerem que no fim-de-semana neva. Nop, não foi no Sábado... Também não foi no Domingo. Segunda? É segunda, sim senhor. A verdade é que já é Terça e não estamos a achar piadinha nenhuma à brincadeira. A brincar, a brincar fomos a correr comprar casacos e botinhas para estarmos preparadas quais Yetis e neve q'é bom, é mentira.
Parecendo que não, uma pessoa sai à rua, sente o pé a escorregar e começa aos saltinhos «É neve, é neve, eu sabia, olha, olha é neve, está a nevar!» e afinal não. É só a falta de coordenação a trabalhar. Sente uma gota na cara e «Pumbas! É hoje, ainda bem que trouxe o meu gorro e as minhas botas!» e não. É só a varanda de alguém a deitar água. Acorda e vai à janela e quando a outra já se está a levantar aos tropeções para ver a neve, não. Está só muito nevoeiro.
É o passar dias e dias a ir à varanda meter a mãozinha de fora, é o ir buscar uma cadeira e sentar-se à janela, o ansiar pelos bonecos de neve, pelos anjinhos no chão, o imaginar como será andar com neve até à cintura e nada. Só chove. Se há coisa em que a Polónia é boa, é na arte do chover. Ui o que este país chove. Neve? Neve não. E os nossos pequenos corações esmorecem com o passar dos dias. Que Sol não há, não o vemos há três semanas. Se não for a neve para nos animar, qual é o sentido da nossa existência?
Portanto, vamos lá deixar-nos de brincadeiras e carregar nessa neve que é para isso que nós cá estamos. Já estivemos bastante mais longe de pedir o Livro de Reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário